Os pacientes desejam clarear seus dentes com a finalidade de melhorar a sua estética, ter uma aprência mais jovem e melhorar a sua auto-estima. Atualmente as técnicas de clareamento são bastante difundidas e podem variar quanto a concentração, técnica e tempos de uso. Todas as técnicas de clareamento apresentam resultados satisfatórios, sendo necessárias variações no tempo de acordo com o paciente e a concentração do produto utilizado para atingir o resltado desejado.
A longevidade do tratamento clareador é imprevisível, porém a literaturarelata que esta pode variar de 1 a 10 anos, sofrendo influência de fatores como: a técnica utlizada, vitalidade, idade do paciente, tipo de descoloração e cor inicial do dente.
No clareamento caseiro, Leonard (1998), em uma avaliação longitudinal, encontrou que após 1 ano, 90% dos casos se apresentavam satisfatórios. Haywood et al (1994), apresentavam que após 18 meses de tratamento 74% dos pacientes não relataram nenhuma alteração significante, apenas uma alteração imperceptível para as outras pessoas. Após 3 anos o percentual de satisfação era de 62%. Nenhum dente tinha voltado a sua cor original. Após 10 anos o grau de satisfação é de 66% (ritter et al 2002).
Quanto aos dents escurecidos e desvitalizados, Gloner et al 1999 relataram qua após 5 anos 79% dos dentes se apresentavam sem alteração de cor.
Podemos concluir que o clareamento dental pode apresentar-se satisfatório em alguns casos e em outros pode apresentar regressão de cor. ë muito importante o registro da cor inicial por meio de fotografia e escala de cor para acompanhamento. Em casos de regressão uma manutenção com uma sessão de consultório ou poucos dias com clareamento caseiro são suficientes. (Revista FGMnews - vol:10).