Alguém sugeriu que a ORTODONTIA, além de ciência - odontológica - também é arte.
Como parte da preocupação do ORTODONTISTA tem a ver com a estética, a ele é requerido exercer tanto o sentido artístico como o cintífico, necessários para a "construção" de dentaduras perfeitas.
somente a partir do início do século XX é que foi possível classificar a ORTODONTIA como uma ciência. Até os finais do século anterior ela era apenas conhecida como um meio pelo qual se podiam endireitar os dentes irregularmente posicionados. POuco significado se dava à relação mútua entre os arcos dentários superior e inferior; e os movimentos funcionais da mandíbula eram em muito ignorados. Assim foi até que EDWARD ANGLE publicou a sua classificação das maloclusões dentárias, em 1899, a partir da qual a ORTODONTIA fez algum progresso como ciência. Sobre essa classificação praticmente se basearam todos os progressos nos anos seguintes, sendo referenciais até osdias de hoje. Tem-se como certo que a classificação de ANGLE foi o evento islado mais importante para a HISTÓRIA DA ORTODONTIA mundial.
Mais recentemente, sem dúvida, muito se progrediu para uma maior compreensão dos problemas, suas origens e sofisticações nos métodos de tratamento.
(pesquisa e adaptação de texto do livro "Introdução à Ortodontia" de White, Gardner e Leighton).
Nenhum comentário:
Postar um comentário